Entrelaços

Excelência

Seguimos nossa Jornada de Valores 2020. Esta semana refletiremos sobre Excelência.

Excelência não é algo que um dia, quem sabe, alcançaremos, se nos esforçarmos o suficiente.

Excelência é um jeito de ser e um jeito de agir que se retroalimentam.  Valorizar a excelência implica acreditar na evolução possível do ser humano e assumir nossa responsabilidade de evoluir, de nos transformarmos para melhor a cada dia.  Demanda, portanto, um autoconhecimento levado a sério, conhecer nossas forças e aprimorá-las, assim como conhecer nossas fragilidades e desenvolvê-las. 

Excelência é uma escolha, uma determinação e um compromisso consigo mesmo de aprimoramento contínuo no jeito de ser e no jeito de agir.

Não confundir a busca da excelência com alcançar a perfeição. Perfeição é um estado alcançado num determinado momento ao atender determinados critérios. Excelência é um valor em movimento constante. Por exemplo: se delicadeza é um valor seu, como lapidá-la? E sua Presença, como aprimorá-la?

Aprendi sobre buscar a excelência também com meu hobby de patchwork – costurando muitos e diferentes pequenos pedaços de tecidos, cores e desenhos diferentes, construir algo novo e harmonioso. A cada peça terminada, olho e vejo que tem alguns pontos a melhorar. Já vem a vontade de fazer outra peça para fazer melhor. A cada vez, me sinto contente com o evidente progresso e que sempre vem acompanhado dessa avaliação final: o próximo vai ficar melhor.

Daí que ter a Excelência como valor demanda também o valor tranquilidade para lidar com pequenas frustrações e resiliência para lidar com frustrações maiores no trabalho. Importante lembrar de ser grato a esse sentimento de frustração. É prova de que você se importa!

O ponto chave então é, diante de quaisquer resultados alcançados no seu trabalho, nos hobbies, nos relacionamentos, na liderança, ter a coragem de se perguntar e de se comprometer consigo mesmo: Dá para fazer melhor!

Topa?