Entrelaços

Sabedoria

Seguindo em nossa Jornada de Valores 2020. O valor da Semana é Sabedoria.

Não sei o grau de dificuldade que me espera nas reflexões sobre os próximos valores. Com certeza foi muito desafiador, e enriquecedor, refletir sobre o valor sabedoria para escrever esse breve resumo.

O resumo de minha reflexão é que Sabedoria é uma compreensão profunda do sentido das coisas, suas causas, indo além de ver o aparente e de ouvir somente o que é dito.  É saber transformar o conhecimento em valor para a vida minha, do outro, dos outros.

Sabedoria demanda um discernimento extraordinário entre o certo e o errado, de compreender a essência das contradições em contextos de vida cada vez mais complexos, compreender como as coisas são e como podem vir a ser pela nossa intervenção. É compreensão das essências de um dilema e encontrar uma saída que seja  solução digna para cada um envolvido no dilema. E daí precisa coragem para, avaliando consequências, agir de acordo,  consciente de que “nunca é errado fazer a coisa certa” (Rick Rigsby, Ph.D.)

Confúcio disse que podemos aprender Sabedoria de três formas: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro por experiência, que é o mais amargo.

Um questionamento pessoal: o aprendizado pela experiência tem que ser amargo? Será? Será que não seria sábio aprender a aprender pelo amor e não somente pela dor.? O que você pensa sobre isso?

Alba Torres – Consultora – Master Coach